terça-feira, 6 de outubro de 2020

Elinaldo libera praias e cinema e medida é considerada “tiro no pé”

                                    


Prefeito de Camaçari e candidato a reeleição, Elinaldo Araújo (DEM) (Foto: Reprodução)

 Vacina contra Covid-19 já chegou? Prefeitura de Camaçari libera praias e cinema


A prefeitura de Camaçari anunciou, nesta segunda-feira (05/10), a liberação das praias da orla e cinema do município. A autorização diz respeito a mudanças relacionadas a determinações contidas no Plano Estratégico de Reabertura Parcial das Atividades Econômicas, previsto no decreto municipal nº 7.390, de 9 de setembro de 2020, que estabelece medidas de prevenção ao novo coronavírus.

No entanto, orientações precisam ser seguidas pelos munícipes. No material divulgado, é informado que todas as praias podem ser frequentadas sem limitação de número de pessoas, de domingo a segunda-feira. Porém, no informativo se pede a observação do distanciamento de 1,5 metro por pessoa e o uso das máscaras, exceto por praticantes de esportes aquáticos.

Já o comércio de ambulantes, principalmente, de bebidas e alimentos, continua proibido. Durante o período de permanência, os frequentadores também não podem utilizar cadeiras, guarda-sóis, sombreiros, caixas térmicas, equipamentos sonoros e afins.

Com relação ao cinema, a orientação é para que o funcionamento aconteça das 12h às 22h e com apenas 40% da capacidade total das cinco salas que, juntas, dispõem de 770 assentos. O local estava fechado desde o dia 17 de março, por determinação da gestão municipal.

Tanto a liberação dos espaços quanto a proibição da circulação de ambulantes, geraram revolta na população. Na conta do Instagram da prefeitura, internautas criticaram a medida. Alguns chegaram a dizer que a ação é eleitoreira, uma vez que o prefeito Elinaldo Araújo (DEM), é candidato a reeleição. “O que as eleições não fazem. Vamos ver como isso vai ficar depois das eleições”, provocou uma seguidora. Outros ironizaram a reabertura e disseram que as praias estavam sendo frequentadas livremente, sem qualquer tipo de fiscalização.

Caso a estratégia tenha sido de atrair o eleitorado, a tática pode ter sido um “tiro no pé”. Boa parte dos camaçarienses parece estar mais atenta às manobras políticas, sem aderir ao esquema de “pão e circo”. A população está mesmo preocupada com a saúde, principalmente com a possibilidade do aumento dos casos da Covid-19, na cidade, durante o processo eleitoral, o que tem fundamento.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado neste domingo (04/10), pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o estado registrou 729 novos casos, apenas nas últimas 24 horas, com cerca de 315 mil. O número de mortes chega 6.95. Em Camaçari, segundo dados da Secretaria de Saúde (Sesau) do Município, um levantamento feito na mesma data aponta 6.070 casos e 112 mortes. No Brasil, no mesmo período, a marca de casos se aproxima dos cinco milhões, com 146.352 óbitos.

(Foto: Reprodução | PMC)
(Foto: Reprodução | PMC)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

BAIXE NOSSO APP E OUÇA A PORTAL EM QUALQUER LUGAR.

Venha fazer parte da campanha solidária e ajude as famílias que mais necessita da sua doação